sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Futurama – 7x09: Free Will Hunting

Uma jornada robótica em busca da razão existencial.

Não escondo de ninguém que Bender é o meu personagem favorito de Futurama e eu não poderia ter ficado mais feliz com outro episódio focado no robô.  Adoro as roubadas que ele entra e acaba levando o resto da Planet Express junto, mas dessa vez Bender provou que consegue sozinho arrumar muita confusão.

Fiquei maluco quando vi o que aconteceu em um único dia na vida de Bender, Jack Bauer perde. Ele entrou na faculdade, pegou dinheiro com um agiota, se envolveu com uma gangue, largou a faculdade, ficou viciado em uma espécie de droga, se prostituiu para manter o vício e quase foi preso. Ufa! Bender só não foi parar atrás das grades porque acabou descobrindo que os robôs não possuem livre arbítrio, e tudo de ruim que ele fez até hoje foi devido a sua programação.

É até engraçado pensar que tudo o que Bender fez durante esses anos em Futurama foi direcionando previamente por sua programação. Ele conseguiria escapar de todos os crimes que já cometeu, mas isso parece pouco perante a descoberta que seus atos não eram de sua vontade própria. Bender com crise existencial, por essa ninguém esperava.

Os momentos de longas caminhadas tristes sem direção de Bender, com uma música melancólica ao fundo, foram ótimos. A religião serve de amparo para aqueles que não encontram sua razão de viver e Bender só conseguiu encontrar paz quando se juntou a um grupo de monges robôs. Isso até ele descobrir a possibilidade de uma unidade de livre arbítrio ser instalada.

Adorei rever a Mãe de todos os robôs, principalmente pela possibilidade de conferirmos mais um momento caliente entre ela e o professor Farnsworth em um flashback. Claro que o cientista mais pirado do século XXXI teria a solução para os problemas de Bender.

Os momentos finais com Bender tentando convencer o professor a instalar nele a unidade de livre arbítrio foram tensos e divertidos. O robô conseguiu o que queria no final e não foi nenhuma surpresa ver que a primeira decisão tomada por ele livremente foi quase matar alguém. O fim do episódio foi genial com Bender e os outros comemorando o fato do robô ter sido finalmente culpado por um crime que cometeu.

OBS.: Aquele planeta robô é novidade ou eu que não me lembro dele ter aparecido antes?

Nenhum comentário:

Postar um comentário